Nota biográfica:
Alexandre Manuel nasceu em 1979 em França na região de Franche-Comté, limítrofe da Suíça e vive actualmente em Portugal. Com um doutoramento em Semiótica Visual (especializado em foto de imprensa) e com o título de professor auxiliar das universidades obtido pelo Ministério francês, Alexandre Manuel escolheu consagrar a sua vida à fotografia.
Na sua primeira viagem fora da Europa, no Brasil aos 18 anos de idade, descobriu a beleza da arte fotográfica. Com a sua mochila nas costas, Alexandre começou a registar as paisagens urbanas de São Paulo, descobrindo as maravilhas escondidas em cada esquina. Apaixonou-se assim pela fotografia a qual se tornou o seu modo de expressão.
Com exposições em França (Besançon e em Breve em Marselha na galeria Phocéa) e em Portugal, Alexandre divide seu trabalho em duas secções. O primeiro eixo é constituído pelas paisagens em cores, representando as belezas das costas portuguesas e dos países por onde ele passa. O segundo eixo, nomeado “paisagens invisíveis” abre o caminho ao mundo do preto e branco no qual Alexandre prefere deixar um espaço generoso a claridade e suavidade das tonalidade para realçar o que ele considera : a essência da paisagem.
Num estilo depurado, as obras de Alexandre questionam o estatuto e os limites da paisagem. Com as técnicas de longa exposição, High key,... os registos naturais realçam a tensão existente entre ausência e presença, entre o homem e seu lugar na natureza, entre a evolução natural da paisagem e a permanência na nossa vida. As perspetivas, as longas exposições e as condições atmosféricas adequadas permitem criar espaços quase puros, serenos e pacíficos, nos quais o enquadramento deixa a nossa imaginação flutuar para além do horizonte. Obcecado pela temporalidade, Alexandre tenta amarar o que é por natureza fugaz: a linha do tempo.
Formação :
2011 : Doutoramento em Semiotica Visual e Ciêncas da Comunicação
Formação :
2011 : Doutoramento em Semiotica Visual e Ciêncas da Comunicação
Exposições :
2014
Junho : "Arte Hoje", Sociedade Nacional das Belas Artes, Lisboa
Maio (1-18) : 2014 Sony Awards winners exhibition – Sumerset House, Londres
Fevereiro : Galeria Rastro São Lourenço
Janeiro : Galeria São Mamede Porto
2013
Setembro/ Outubro : Galeria São Mamede Lisboa
Agosto - Setembro : Galeria do VALE DO LOBO
Abril : Galeria Artealgarve Lagoa
Março : Galeria Santo António - MONCHIQUE
Fevereiro : Galeria Palpura - Lisboa
Fevereiro : Centro de Arte Contemporânea - Museu de Tavira Palacio da Galeria)
Janeiro : Galeria Geraldes da Silva - Porto
Awards :
2013 :
- IPA International Photography Awards : Honorable Mention
2014 :
- SONY Wold Photography Awards : Finalista Top 10
- Px3 PRIX DE LA PHOTOGRAPHIE PARIS :
- Segundo lugar (Fine Art Architecture)
- Terçeiro lugar (FineArt Landscape, Nature &
- mençao honrosa na "Spider Black and white photography award" concurso international baseado nos estados unidos. http://www.thespiderawards.com/
- Fine Art Abstract)
2015: European pprofessional photographer of the year 2015",
2016:
http://ndawards.net/winners-gallery/nd-awards-2016/professional/seascapes-waterscapes/380/gold-award