Tom Jablin
Nasceu em Angers, França, em 1993
Depois dos seus estudos em ciências, começou a treinar como marceneiro em 2012.
Concluiu um curso em marcenaria em2015 em Revel, França.
Tem cinco anos de experiência a trabalhar em peças de vários artistas tais como Joseph Walsh, Haas Brothers, David Emery. Trabalhou em França, na Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Portugal entre 2014 e 2019.
Abriu um estúdio no Sul de França em 2019.
Colabora com o atelier Gargula Gotica em Portugal em 2020. No mesmo ano participa numa residência artística com o colectivo Mercuroschrome.
Em 2021 participa numa exposição colectiva, patrocinada pela Câmara Municipal de Paris na Galeria du Génie de la Bastille.
Volta a colaborar com o atelier Gargula Gotica em Portugal em 2021.
Declaração do Artista:
As minhas esculturas são o resultado de uma conversa entre o corpo e o material. Eles mostram uma transposição de formas e sensações da anatomia para a pedra ; músculos, cartilagens, tendões, ossos, tecidos que se misturam com as veias, grãos e cristais. Assim, o mármore testemunha a beleza, força, flexibilidade, tal como a fraqueza e sensibilidade integrando e respeitando fraturas e traumas. A série LUD é uma experiência, um processo de expressão da forma onde tudo pode acontecer; uma chamada para o monumental, para futuras interações espaciais.