Robério Braga (1971) é um fotógrafo, brasileiro, nascido em Salvador, da Bahia. É também diretor de fotografia em cinema, e diretor de cena com vasta experiência no campo audiovisual. Atualmente reside em Madrid, Espanha.
Tem se dedicado a pesquisar histórias de resistência, preservação cultural e celebração de identidades ligadas ao povo da sua terra natal.
Ao longo dos anos, foi reconhecido nacional e internacionalmente tendo recebido prémios em concursos de fotografia de prestígio, como o "Lens Culture" “Paraty em Foco” ou "Spider Black & White Award".
As suas obras fazem parte do acervo de museus e fundações dentro e fora do Brasil como o Museu de Imagem e Som (MIS / São Paulo-SP) , Museu de Arte Moderna (MAM / Salvador-Bahia) ou Museu Dom Luís I (Cascais-Portugal) Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba, Museu Afro Brasil ( Ibirapuera , São Paulo) e Fundação Carmen e Luis Bassat ( Barcelona, ES)
Além da sua carreira na fotografia, Robério Braga fundou uma produtora de audiovisual em São Paulo (2002), onde actuou como coprodutor da primeira série brasileira produzida pela NETFLIX, intitulada "3%". Também produziu uma longa-metragem, e diversas curtas-metragens, programas de televisão, videoclipes musicais e outros formatos audiovisuais. O artista tem utilizado a sua experiência no cinema ao serviço da sua narrativa, criando imagens muito cinemáticas com grande potência visual.
Robério Braga publicou dois livros sobre seu trabalho fotográfico por meio da Lei Rouanet de fomento à cultura: Tranças Barrocas e Luz Negra.
Exposições individuais:
2024: Brasilidades, G São Mamede, Lisboa.
2023: Espaço Cultural Remax (Madrid).
2018: Galeria Mário Cohen - Retrospectiva (São Paulo).
2017: Centro Cultural Solar Ferrão (Fundação Casa de Jorge Amado, FLIPelô).
2016: Museu Carlos Costa Pinto.
2015: Fundação Dom Luis I (Cascais, PT)
Exposições coletivas:
2024: Museu Africano de Madrid ( Ébano); Galeria Mário Cohen (Os Olhos Não Se Vendem)
2022: Evento de premiação do concurso de fotografias Etnográficas do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional, Online - Menção Honrosa (Brasília, DF, Brasil). Museu De Arte Contemporânea de Sorocaba (São Paulo, acervo).
2021: Prémio Spider Black &White Award (Beverly Hills , CA).
2020: Museu de Arte Moderna - Acervo (Salvador, Ba).
2019: Aperture Gallery - Prémio Lens Culture ( New York, NY).
2018: Parati em Foco – Premiação.
2016: Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (mostra acervo).
2015: Fundação Conrado Wessel – premiação; Museu Afro Brasil (Robério Braga e Pierre Verger); Museu de Imagem e Som - São Paulo (Coletiva: Josef Koudelka / Gregory Crewdson / Robério Braga / Valdir Cruz ).
1996: Salão Nacional de Artes Universidade Federal da Bahia.
1992: Salão Nacional de Artes Universidade Federal da Bahia; Bienal Recôncavo