Tom Wesselmann

Tom Wesselmann – Nota Biográfica

 

Tom Wesselmann nasceu em Cincinnati, Ohio, a 23 de Fevereiro de 1931. 

Entre 1945 e 1951 estudou na Hiram College em Ohio, antes de estudar psicologia na Universidade de Cincinnati. Um ano mais tarde foi chamado para serviço militar para a guerra na Korea. Devido ao seu descontentamento começou a desenhar, nessa altura, explorando temas satíricos.

        Em 1954 retomou os estudos e iniciou simultaneamente a academia de artes. Mudou-se para Nova Iorque onde frequentou a Cooper Union School for Arts and Architecture em 1956. Subsistiu durante vários anos como desenhista para vários jornais e revistas, bem como ensinando num liceu em Brooklyn.

        No fim dos anos 50, completou uma série de colagens em pequeno formato - que são hoje consideradas as precursoras das séries "Great American Nudes" e "Still life” realizadas em grande formato.

        A partir destas colagens, desenvolveu primeiro, representações do nu nos anos 60. Nesta altura a sua obra adquiriu um erotismo cada vez mais dominante, que através de um novo aumento de escala, jogos tridimensionais e o recurso a elementos pictóricos exagerados foi formalmente explorado. A sua primeira exposição individual teve lugar na Tanager Gallery em Nova Iorque em 1961. Um ano mais tarde participou numa colectiva intitulada “New Realists” na Sidney Janis Gallery. A sua carreira internacional com inúmeras exposições descolou.

        No mesmo ano as suas primeiras montagens com o titulo “Still Life” foram criadas. Em 1963 Tom Wasselmann casou-se com a sua namorada e antiga estudante Claire Selley, que foi a sua mais importante modelo. Começou uma série intitulada “Bathtub Collages”.

        Em 1966 o primeiro de muitos “one-man shows” ocorreu na Janis Gallery. Em 1964 Tom Wesselmann começou novas séries de trabalhos, como por exemplo “Bedroom Paintings”, "Seascapes" e “Smokers, que continuou até ao inicio dos anos 80.

        Em 1980 publicou um tratado sobre o seu desenvolvimento artístico sob o pseudónimo Slim Stealingworth. Em 1983 os primeiros “Metal Works” foram produzidos, baseados nos desenhos do artista, que ainda estavam no centro do interesse de Wesselmann. Em 1994 uma compreensiva retrospetiva do seu trabalho ocorreu em Kunsthalle in Tübingen.

        Tom Wesselmann morreu em Nova Iorque a 17 de Dezembro de 2004. As suas escolhas de temas triviais, e elevação dos mesmos, a redução para estereótipos, o forte erotismo, bem como a utilização de cores fortes, fazem de Wesselmann um co-fundador da Pop-Art Americana dos anos 60.