Catarina Patrício / curriculum vitae
Catarina Isabel S. Patrício Leitão
Academic Background and activity:
PhD in Communication Sciences - Contemporary culture and new technologies, Faculty of social Sciences, Nova University, Lisbon (FCSH-UNL), guided by the professor J.A. Bragança de Miranda and co-guided by General J.A. Loureiro dos Santos, under the title “Dissuasão Visual: Arte, Cinema, Cronopolítica e Guerra em Directo” (2009/-);
Colaborator in the research center of Communication and language Studies (CECL);
Scholarchip fellow of Fundação para a Ciência e Tecnologia, (2009/ -);
Space Anthropology Professor in the Arquitecture Masters, Escola de Comunicação, Arquitectura, Artes e Tecnologias da Informação, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (MIARQ/ECATI/ULHT)
Masters in Anthropology - Social movements (FCSH-UNL) 2004/2008.
Graduate in Painting - Fine Arts - Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FBA-UL)1998/2003.
Scholarchip fellow of Erasmus Programme at Fachhochschule Bielefeld, Fachbereiche Gestaltung, Alemanha, 1999/2000.
Book Chapters:
Patrício, C. (2008). Reciprocidade e Reprodutibilidade na Gravura e na Abjecção. Ensayos sobre Reprodutibilidade; Ensaios sobre Reprodutibilidade (pp. 113-124). Granada: Editorial Universidade de Granada.
Articles in Revised Scientific Magazines:
Patrício, C. (2012). «Feedback de Cablegate para o Jardim de Éden: A individuação do vírus de mutação tecnológica». Analítica dos novos média (Revista de Comunicação e Linguagens, 43) Lisboa: Relógio d?Água. 77-85. ISSN-0870-7081
Patrício, C. (2011). «Paul Virilio’s Museum of Accidents». Associação Internacional de Semiótica Visual (AISV).
Publications in scientific meetings minutes:
Patrício, C. (2013). «A Técnica como Libertação Originária: ou da ferramenta enquanto invenção do humano». In Actas do Colóquio Movimento e Mobilização Técnica. Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem (a publicar brevemente)
Patrício, C. (2012). «Da Guerra: desafios de uma investigação em cultura contemporânea e novas tecnologias». In Comunicação e Cultura. Braga: CECS (ISBN: 978-989-8600-05-9)
Patrício, C. (2012). «Carl Schmitt e Filoficções Cosmopolíticas». X Congresso Lusocom: Comunicação, Cultura e Desenvolvimento. Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
Patrício, C. (2009). «Étant donnés: 1º la chute d’eau. 2º le gaz d’éclairage vs. L’Origine du monde». Arte e Eros (As Artes Visuais e as outras Artes, vol. 3, pp. 128-139). Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa.
Patrício, C. (2008). «A abjecção e o informe em Francis Bacon». Arte e Abstração (As Artes Visuais e as outras Artes, vol. 2, pp. 81-86). Lisboa: Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa.
Other publications:
"Notas sobre a Mecanologia de Gilbert Simondon", in Interact: Revista On-line de Arte, Cultura e Tecnologia, Outubro 2013 (http://interact.com.pt/20/notas-simondon/)
Patrício, C. (2007). Mapeamento de uma arte político-social. Le Monde Diplomatique, 3, 4.
Comunications:
(2013, Novembro). Genealogia da percepção e a fabricação do sogenannte Mensh. (Colóquio Tecnologias Culturais e Artes dos Media, In Memoriam Friedrich Kittler. Lisboa, Faculdade de Ciências Culturais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
(2013, Novembro). Da persistência do autor na era das redes planetárias. (Ciclo de Debates: Pensamentos sobre Arte Contemporânea, IN Festival Internacional de Inovação e Criatividade). Lisboa, FIL – Parque das Nações.
(2013, Outubro). Contemporary Culture and New Information and Communication Technologies. («Beyond Urban Rehabilitation, ReCity: International Mastar on Urban Rehabilitation). Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
(2013, Outubro). Notas sobre a Mecanologia de Gilbert Simondon. (Lançamento da Interact: Revista on-line de Arte, Cultura e Tecnologia). Óbidos, Livraria do Mercado.
(2013, Março). A Técnica como Libertação Originária: ou da ferramenta enquanto invenção do humano. (Colóquio Movimento e Mobilização Técnica. Centro de Estudos de Comunicação e Linguagem). Lisboa, Instituto Francês de Portugal.
(2012, Setembro). Carl Schmitt e Filoficções Cosmopolíticas. (X Congresso Lusocom: Comunicação, Cultura e Desenvolvimento). Lisboa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
(2012, Junho). Da Guerra: desafios de uma investigação em cultura contemporânea e novas tecnologias. (I Jornada de Doutorandos em Ciências da Comunicação e Estudos Culturais). Braga, Universidade do Minho.
(2011, Setembro). Paul Virilio’s Museum of Accidents. (Congresso Regional Europeu: Semiótica do Espaço | Espaços da Semiótica). Associação Internacional de Semiótica Visual (AISV-IASV), Fundação Calouste Gulbenkian/ Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
(2010, Novembro). A industrialização da percepção artificial. 1ª Conferência [Tekton]icas Digitais (MIARQ), Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Lisboa.
(2010, Julho). Visual Deterrence: on Virilio and the Information War. Communication and Citizenship: Rethinking Crisis and Change, International Association for Media and Communication Research (IAMCR), Universidade do Minho, Braga.
(2008, Outubro) Étant donnés: 1º la chute d’eau. 2º le gaz d’éclairage vs. L’Origine du monde. 3º Ciclo de Conferências de Ciências de Arte: Arte e Eros, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
(2007, Maio) A abjecção e o informe em Francis Bacon. 2º Ciclo de Conferências de Ciências de Arte: Arte e Abstracção, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
(2007, Fevereiro) La historia de la Litografía. Facultad de Bellas Artes, Universidad de Granada.
Production:
(2012-2013) Comissão executiva e científica da Revista de Comunicação e Linguagens nº 45 (organizada por José Bragança de Miranda e Catarina Patrício)
(2013) Editora da revista on-line INTERACT do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, dedicada à Mecanologia.
(2013) Direcção executiva do Colóquio Internacional «Movimento e Mobilização Técnica». Organizado por José Bragança de Miranda e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens.
Exhibitions (selection):
Exposição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso 2013, Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante 2013;
“A ciência do Desenho”, Casa da Cerca, Almada 2012;
“uma paisagem de acontecimentos”, livraria Sá da Costa, Lisbon 2012;
“Cabinet d’amateur”, Sala do Veado, Museu de História Natural, Lisbon, 2010;
“Ouvertures d’ateliers d’artistes, 11e édition”, Marselha, 2009;
“selotemachinas”, individual na Galeria Carlos Carvalho (zoom), Lisbon, 2009;
“Pavilhão de Portugal”, colectiva comissariada por Lioba Reddeker, Hangar-7, Salzburg, 2009;
“all work and no play”, colectiva comissariada por Luísa Especial, Plataforma Revólver, Lisbon, 2008;
Veme Biennale Méditerranéenne, Palais Kheireddine, Tunis, 2008;
Mostra colectiva “UP COMING SHOW”, Espaço Avenida, avenida da Liberdade 211, Lisbon, 2008;
“DROMOPOLIS”, site-specific, parque de estacionamento subterrâneo do Largo Camões, Chiado, Lisbon, 8 de Maio de 2008;
“Gravura Contemporânea FBAUL 1999-07”, Sala do Veado, Museu de História Natural, 2008;
“15 minutos de fama”, Galeria Extéril, Oporto, 2007;
“DruckArt”, Galeria Kaire Desine, Vilnius, 2006;
“DruckArt”, Kulturhus De Bijenkorf, Borne, 2006;
“DruckArt”, Bentlage, 2005;
Mostra Ilustração Portuguesa 2004, Cordoaria Nacional, Lisbon, 2004;
Exposição de Finalistas de Pintura FBAUL, Centro Cultural de Cascais, 2004;
Exposição do prémio Celpa/Vieira da Silva, Fundação Arpad Szenes Vieira da Silva, Lisbon, 2004;
Mostra Nacional Jovens Criadores 01 – Fotografia, Coimbra 2002;
Mostra Nacional Jovens Criadores 00 – Fotografia, Porto, 2001;
Exposição Prémio Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante, 2001;
Exposição Arte Ilimitada na Cordoaria Nacional, 1999.